Comunicado

O Fiapal, constituído em 2003, por iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, pela Volkswagen Autoeuropa e por um conjunto de outras empresas ligadas ao sector automóvel, contou com mais de meia centena de associados e realizou um importante conjunto de projetos e iniciativas.

De destacar; Seminários, Fóruns temáticos, participação em vários projetos como o projeto I-CAR-O, com Espanha e Itália para promover estas 3 regiões no contexto automóvel. Participação no projeto REQUAL, para capacitação e qualificação das empresas e seus trabalhadores. Foi reconhecido pela Comissão Europeia com o estatuto de “Living Lab”, ou seja, a parceria com mais de 70 empresas da região ligadas ao sector automóvel foi considerada promotora de inovação, posicionando-se como um dos 129 acreditados no contexto da Comissão Europeia. O projeto “Posicionar Palmela na Europa e no Mundo - Uma região de Excelência da Indústria Automóvel” procedeu a trabalhos de levantamento da informação disponível sobre o sector e levou à publicação de dois estudos, e na sua sequência desenvolveu-se um veículo inovador (VAM) que veio a ser adquirida pela Câmara Municipal de Palmela, para fazer atendimento municipal descentralizado e que ainda hoje recebe prémios e é reconhecido internacionalmente como uma boa prática no âmbito do trabalho das Smart Cities.

Também o projeto Apollon e o programa Valtec, em parceria com vários parceiros, levaram a que se instalassem sistemas de monitorização de consumos energéticos e à qualificação profissional dos participantes, tendo sido implementadas com sucesso duas aplicações utilizando a plataforma SAP respectivamente, entre outros resultados.

Realizou ainda um grande número de fóruns e almoços temáticos onde foram abordados temas de interesse para o sector, com o objectivo da partilha de informação e de troca de experiências entre os associados, em áreas de interesse comum.

Com a crise económica que atravessou o nosso país, muitas empresas foram saindo do Fiapal, chegando-se ao último número de 18 associados, o que não permitiu que a associação fosse viável financeiramente. A tal facto não foi alheio o aparecimento de outra associação de características semelhantes, no nosso território, nem a saída do Fiapal de um dos seus fundadores, a Volkswagen Autoeuropa.
Face a esta situação não havia condições para que o Fiapal se mantivesse, pelo que a Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 1 de março último, aprovou por maioria, com um voto contra e uma abstenção a extinção do Fiapal.

Ficam como responsáveis e Entidade Liquidatária nomeada na última Assembleia Geral as seguintes pessoas:

Todas as contas de email serão encerradas sendo que por qualquer questão deverão contactar umas das entidades acima identificadas.

A todos quantos de alguma forma colaboraram com o FIAPAL, o nosso reconhecido agradecimento!